As cores de um ambiente refletem a personalidade do dono. Veja algumas dicas para a escolha certa das cores que iluminarão a sua casa.
Antes de começarmos a discutir combinações e locais de aplicação, precisamos ter em mente que não existe cor certa. Todas as cores são certas desde que reflitam o gosto e o estado de espírito de quem mora na casa. As cores têm esse poder e precisamos nos aproveitar disso!
Para escolher as cores é preciso saber o resultado que se quer atingir, qual a sensação que você quer ter no seu espaço. Será uma área de descanso? Um local para reunir a família e amigos? Lugar para refeições?
Ter o objetivo do local definido é importantíssimo para que possamos definir um grupo de cores, aqui chamados de cores-conceito. A partir dele, passamos a nos basear em tonalidades que expressem nosso desejo, e aí sim: combinações e dicas para sua pintura.
A CORESUL definiu sete cores-conceito para facilitar sua escolha tendo como base a cromoterapia – ciência que utiliza a vibração das cores do espectro solar para restaurar o equilíbrio físico-energético em áreas do corpo que apresentam alguma disfunção –, o feng shui – uma antiga arte chinesa para harmonizar ambientes - e conceitos atuais de decoração. Em todas as etapas contamos com a ajuda de especialistas na área, basta clicar em alguma delas para encontrar um conteúdo aprofundado, desenvolvido especialmente para lhe ajudar nesta escolha. Divirta-se!
Amarelos – Amarelo é representação de poder. Seja no sol, em cetros reais, pirâmides ou no ouro, o que temos é uma cor iluminada e cheia de energia.
Laranjas - Os laranjas são cores quentes, saborosas e cheias de significado. Invista neles para tornar os ambientes acolhedores e cheios de vida.
Vermelhos – Como dizem nossos amigos latinos: os vermelhos são calientes. Trazem-nos a paixão e a sensualidade dos enamorados, a intensidade e o calor das pimentas e a profunda intimidade de uma cor feminina. Arriba muchachos, é hora de ousar!
Violetas – Aparentemente sóbrios, os violetas já foram a cor símbolo da realeza. Trazem consigo o sabor, o aroma e a leveza das uvas, emprestando à sua casa a sofisticação e o glamour de um bom vinho.
Azuis – Os azuis são introspectivos por natureza, e devido a ela também. A idéia de um céu azul limpinho em um dia ensolarado ou uma noite azul intensa e estrelada nos inspiram a refletir. Se o que você procura é um ambiente calmo, inspirador e profundo comece a pensar nos azuis.
Verdes – Seguidos por nomes de plantas, os verdes não escapam em nenhum momento da sua forte ligação com a natureza. Jardins, gramados, quintais ou uma simples folhagem no canto da sala: não há quem não sinta falta de um toque de verde em sua casa.
Neutros - Os neutros são o “pretinho básico” das mulheres: ficam bem com tudo! Sofisticados, elegantes e sóbrios; na dúvida combine sua cor com um tom neutro. Eles emprestam charme e servem para destacar objetos de decoração, além de harmonizar e tornar leves ambientes com cores intensas.