Espaço do Pintor

Selecione a Seção
DICAS DE PINTURA
SOLUÇÕES DE PROBLEMAS
 
 
Dicas de Pintura


Vários fatores contribuem para o sucesso ou não de uma boa obra, mais especificamente falando-se da questão de pintura, que é algo que traz “vida nova” a quaisquer ambientes, seja em residências, escritórios, prédios públicos, enfim onde quer que estejamos. É para ser um momento agradável, de renovação e decoração. Mas que se não forem levados em conta alguns pontos essenciais, pode sim, é trazer grandes transtornos.
Relacionamos aqui algumas dicas que esperamos, possam ser úteis.
PREPARAÇÃO DE SUPERFÍCIES : Extremamente importante quando o assunto é pintura, podendo ser consultado em nosso tópico PREPARAÇÃO DE SUPERFÍCIES.
OBSERVAR TODAS AS INSTRUÇÕES RELATIVAS AO PRODUTO QUE SE VAI APLICAR, atentando para a correta diluição (ou não) do mesmo. 
CONSIDERAÇÕES CLIMÁTICAS: Fatores climáticos também interferem no resultado final da pintura; na verdade, condições de tempo adversas à pintura podem comprometer o resultado do trabalho.

Não muito frio:

5° C é a temperatura mínima de aplicação para a maior parte das tintas à base de água ou de solvente, seja em relação à superfície a ser pintada ou ao ambiente. 
Temperaturas muito baixas:
• Dificultam as pinceladas e passadas de rolo 
• Prolongam o tempo de secagem, o que faz com que a tinta fique mais sujeita a adesão de partículas de poeira do ar

Não muito quente:

Temperaturas muito elevadas podem fazer com que a tinta seque rápido demais, comprometendo a durabilidade da pintura. Evite pintar sob as seguintes condições, especialmente se mais de uma estiver presente. 
• Temperatura do ar ou da superfície superior a 30° C 
• Luz do sol direta, principalmente ao usar cores escuras 
• Baixa umidade

Não aplique produtos nas superfícies externas em dias chuvosos, com temperaturas abaixo de 10ºC e com muito vento, pois o mesmo pode transportar poeiras ou pequenas partículas.


Ventilação Adequada:

Ao usar tintas à base de solventes, cuide para que o local seja muito bem ventilado. Isso evitará que forte odor do solvente, prejudicial à saúde das pessoas, permaneça no local por muito tempo.


ESCOLHA DE FERRAMENTAS DE QUALIDADE: Quando se utiliza de ferramentas, materiais e produtos de alta qualidade, os benefícios ultrapassam amplamente os custos adicionais. O trabalho consome menos tempo, o resultado final é mais atraente e a durabilidade da pintura é muito maior.
Para aplicações das tintas, diversas são as ferramentas a serem utilizadas. As mais empregadas são: 


ROLOS
Os rolos de boa qualidade têm maior capacidade de pintura, respingam e mancham menos. Também aplicam a tinta de forma mais espessa e suave. Um rolo de boa qualidade não quebra, conserva bem a sua forma, não solta fibras e pode ser reutilizado. 
Use: 
• Rolo de lã de carneiro para uma aplicação mais suave de tintas à base de solvente
• Rolo de fibras sintéticas para aplicar tintas à base de água.
• Rolo de espuma para aplicação de tintas a óleo, vernizes e esmaltes. Os rolos de espuma rígidos são recomendados para acabamentos texturizados.
O comprimento das cerdas também é importante. Use rolos com cerdas:
– curtas (6 mm a 9 mm) para superfícies lisas 
– longas (12 mm a 25 mm) para alvenaria irregular.

PINCÉIS E TRINCHAS
De cerdas claras, são normalmente utilizadas para aplicação de tintas a base d’água, e o de cerdas escuras para aplicação de tintas esmaltes, a base de óleos e vernizes

ESPÁTULAS DE AÇO

Utilizadas na remoção de tintas e para aplicação de massas para pequenos retoques

DESEMPENADEIRAS

Indicada para aplicação de massas em grandes áreas, muito utilizados nos trabalhos para efeitos de grafiato e textura.

BANDEJAS

São recipientes que facilitam a molhagem do rolo e do pincel de pintura para aplicação da tinta.

LIXAS

São utilizadas para uniformizar as superfícies e aumentar a aderência das tintas. Existem quatro tipos de lixas, com diversas granulações para madeira, ferro e massa, que não identificadas pelas seguintes cores: bege (madeira), vermelha (massa) e cinzas e pretas (ferro).

MEXEDORES

Uma das ferramentas mais importantes para homogeneização da tinta, deve ser retangular no formato de uma régua.

PULVERIZADORES:

Bons equipamentos garantem distribuição mais uniforme da tinta, aplicação sem pingos e escorrimentos.

CURIOSIDADES A CERCA DOS AMBIENTES
• Para encurtar seu ambiente aplique tons escuros nas paredes menores. Essa técnica é recomendada para espaços muito grandes ou retangulares.

• Para alongar seu ambiente aplique cores mais escuras em duas paredes opostas. Ideal para espaços quadrados

• Para rebaixar o teto aplique cores mais escuras do que as cores que estão aplicadas nas paredes e para obter a elevação do mesmo, faça a ação inversa.


• Para alargar corredores pinte as paredes menores e o teto com tons mais escuros. Outras paredes devem ser pintadas com cores mais claras.


• Para alongar paredes você deve usar duas cores numa mesma parede dividindo-a a meia altura. A parte inferior deve ser pintada com cores mais escuras e a parte superior com cores mais claras. E para encurtá-las executar a ação inversa.

 
 
this ok Sentence
2020 | Todos os direitos reservados. 4aw